Novembro Azul: a luta pela saúde continua
Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata.
Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de novembro, existe um esforço para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-la antecipadamente, como por exemplo, com exames de check-up médico.
Segundo o Ministério da Saúde, há estimativas de que, neste ano de 2018, surjam mais de 68 mil casos, o que contribui para a estatística de que este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, perdendo apenas para o câncer de pele.
Mas afinal, o que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e à frente do reto e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Quem pode desenvolver o câncer de próstata?
Há alguns fatores que podem influenciar no surgimento do câncer, dentre eles:
- O histórico de câncer na família é um dos fatores que precisam ser levados em consideração.
- Com o passar da idade, o risco de câncer de próstata aumenta. De acordo com o Ministério da Saúde, 9 em 10 pacientes com este tipo da doença possuem mais de 55 anos.
- A obesidade também influencia, por isso, nada mais saudável do que manter um peso adequado, importante para uma vida com mais qualidade.
Sintomas da doença
O câncer de próstata, na maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma no estágio inicial da doença e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas do câncer de próstata são:
- Dificuldade de urinar, com demora para iniciar ou terminar;
- Presença de sangue na urina;
- Diminuição do jato de urina;
- Precisar urinar mais vezes durante o dia e à noite.
Diagnóstico
Ao apresentar algum desses sintomas, é imprescindível que o homem faça uma consulta com um médico Urologista para realizar os exames e encontrar a causa.
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
Tratamento
Se o câncer de próstata for detectado, o especialista avalia qual a melhor forma de tratamento que inclui cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, de acordo com o estágio da doença e as condições do paciente.
Cuide da sua saúde, isso também é atitude de homem! Ao apresentar qualquer sintoma, consulte com um especialista!