Entenda os sintomas de hipotireoidismo e hipertireoidismo
Por vezes, estes dois distúrbios podem ser confundidos por terem origem na mesma glândula, a tireoide, no entanto, seus sintomas e causas são diferentes.
Com isto, preparamos um material para tratar sobre o assunto e ajudar você a identificar e procurar orientação médica, se necessário.
Qual a função da tireoide?
A glândula endócrina tireoide, atingida por ambos os distúrbios, é responsável por produzir os hormônios Tiroxina- T4 e Triiodotironina- T3, que controlam o metabolismo de nosso corpo e que, por sua vez, regulam todo o funcionamento de nosso organismo.
Ambas as doenças são mais incidentes em mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% acima de 60 anos apresentam problemas na tireoide. No entanto, ela pode atingir homens e mulheres em qualquer idade. Portanto, é preciso estar atento aos sinais.
Vamos às diferenças entre as duas doenças.
O que é hipotireoidismo?
O hipotireoidismo pode surgir por causas distintas: inflamação da glândula tireoide, radiação na região do pescoço para tratar certos tipos de câncer; tratamento medicamentoso para o hipertireoidismo; deficiência de iodo na dieta e também pode ser devido a defeitos congênitos da própria glândula.
Quais seus sintomas?
Os sinais e sintomas do hipotireoidismo são múltiplos, às vezes vagos e discretos e podem aparecer muito lentamente, por vezes, dificultando o diagnóstico. Dentre eles:
- Problemas de memória;
- Menstruação desregulada;
- Batimentos cardíacos irregulares;
- Cansaço e sonolência excessivos;
- Depressão;
- Intestino preso;
- Ganho de peso;
- Aumento do colesterol;
- Queda de cabelo.
O que é hipertireoidismo?
O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide é hiperativa e produz excesso de hormônios tireoidianos. A Doença de Graves é a causa mais comum de hipertireoidismo. Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide, provocando seu aumento, estimulando-a a produzir excesso de hormônios. É uma doença crônica (que se mantém a longo prazo) e normalmente ocorre em famílias com história de doenças da tireoide.
Quais seus sintomas?
Os seguintes sintomas podem indicar a alteração na tireoide:
- Sensação de calor;
- Aumento da transpiração;
- Fraqueza muscular;
- Mãos trêmulas;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Cansaço / fadiga;
- Perda de peso;
- Diarreia ou evacuações frequentes;
- Irritabilidade e ansiedade;
- Problemas dos olhos, tais como irritação ou desconforto;
- Irregularidade menstrual;
- Infertilidade.
Procure um endocrinologista!
Se você notar qualquer alteração, sentir algum nódulo ou desconforto na tireoide, procure orientação médica. Um endocrinologista irá te ajudar e analisar se há algo de errado e, se necessário, propor um tratamento adequado.