• Voltar

    Excesso de açúcar pode causar muitas doenças: você sabe quais são?

    Há muito se fala sobre os problemas que o excesso de açúcar pode causar para a nossa saúde. Recentemente, foi adicionado à lista mais uma consequência: o envelhecimento da pele.

     

    Claro que é preciso levar em conta a quantidade consumida e a frequência, mas, assim como tudo que é em excesso, o açúcar pode trazer graves consequências para o organismo.

     

    Por isso, trouxemos informações sobre todas as consequências que o consumo excessivo pode causar. Vamos ver quais são elas!

     

    Não é somente sobrepeso!

     

    Há quem possa dizer que é somente o aumento do peso uma das consequências do excesso de açúcar, mas na verdade, há muito mais problemas para nossa saúde do que apenas a obesidade.

     

    No entanto, a obesidade é sim uma preocupação mundial, pois é considerada uma epidemia, já que atinge milhões de pessoas no mundo todo.

     

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma dieta contenha no máximo 10% de todas as calorias consumidas por um adulto durante o dia. Portanto, o ideal são apenas 25g de açúcar.

     

    Diabetes

     

    Essa já é uma doença muito conhecida e facilmente associada ao consumo excessivo de açúcar. Para àqueles que já possuem uma predisposição genética à doença, ela pode se manifestar muito cedo.

     

    Enxaqueca

     

    A Sociedade Brasileira de Cefaleia orienta a quem sofre com enxaqueca a não consumir muito açúcar, porque, com o aumento da glicose no sangue, aumenta a produção de insulina, que desregula os hormônios inclusive a região do sistema límbico, que também controla a glicemia.

     

    Cáries

     

    A frequência com que se consome açúcar influencia nos problemas dentários, como a cárie. A ingestão exagerada de açúcar leva à desmineralização das estruturas dentárias, iniciando com incômodo, dor e levando até mesmo à perda do dente.

     

    Envelhecimento da pele

     

    O açúcar é pobre em nutrientes e com muitas calorias, além de conter radicais livres que podem aumentar os radicais livres que causam estresse oxidativo. Eles dificultam a função do colágeno e da elastina, levando ao endurecimento da pele e degradando o tecido.

     

    Isso tudo somado pode levar ao aparecimento de rugas e flacidez na pele, fazendo com que pessoas jovens já possam apresentar sinais de envelhecimento.

     

    Controle seus hábitos

     

    Tenha controle sobre seus hábitos, tudo que é em excesso pode lhe trazer malefícios, o açúcar é um destes vilões. Consuma com consciência, alie isso a exercícios e uma dieta equilibrada e tenha a certeza de ter uma boa qualidade de vida.

     

    Opte por açúcares saudáveis, como mascavo e açúcar de coco. Além de conferir as embalagens dos alimentos e analisar o que estará ingerindo.

     
    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.