• Voltar

    Como fortalecer o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável

    Estamos em um período do ano com variações de temperatura que, muitas vezes, prejudicam nosso sistema imunológico, assim ficamos suscetíveis a doenças do trato respiratório, como resfriados e gripes, e infecções em geral. 

    No entanto, uma alimentação saudável pode ajudar a fortalecer nossa imunidade e, assim, nos manter longe de doenças, de uma maneira muito simples.  

    Separamos alguns alimentos que podem contribuir para você ter uma vida saudável neste inverno, e mais, estes hábitos podem ser adotados o ano todo.

    Acompanhe a lista de alimentos que não podem faltar na sua dieta:  

    Vegetais escuros 

    Essenciais para a defesa do organismo, já que ajudam na produção de glóbulos brancos, os vegetais, como espinafre, couve e brócolis, ajudam a fortalecer nosso corpo contra organismos nocivos e nos mantém longe de doenças.  

    Ômega-3  

    O ômega-3 está sendo cada vez mais utilizado para diversas finalidades. A mais conhecida delas é sua ação anti-inflamatória, que deixa o corpo menos suscetível a doenças.  

    Alho  

    Com suas propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, o alho é um aliado para a sua saúde. Ele ajuda a fortalecer seu sistema imunológico e também ajuda a eliminar os patógenos, os organismos que causam as doenças. A melhor forma de consumi-lo é in natura.   

    Gengibre 

    Este alimento está sendo utilizado para bebidas e na culinária. Suas propriedades vêm se fortalecendo e ganhando mais espaço, já que contribui para proteger contra     inflamações no corpo, é bactericida e termogênico, ajuda o corpo no metabolismo, tendo importância em dietas.  

    Vitamina C 

    Esta vitamina aumenta a resistência de nosso corpo, por isso é importante consumir laranja, acerola, kiwi, além de brócolis e couve.  

    Zinco  

    Grão-de-bico, sementes de abóbora, castanhas, cogumelos, espinafre, carne bovina são fontes de zinco, que ajudam a fortalecer o corpo contra vírus, fungos e bactérias.  

    Antioxidantes  

    O nosso sistema antioxidante é o que captura os radicais livres, aquelas moléculas que podem desencadear doenças em nosso organismo, e os aniquila, impedindo o surgimento de problemas. No entanto, naturalmente os antioxidantes podem não ser suficientes, por isso a alimentação pode ajudar a fortalecê-los. 

    Os antioxidantes podem ser encontrados: 

    Vitamina A – derivados do leite, damasco, batata-doce, fígado, ovo, cenoura; 

    Vitamina E – vegetais de folhas escuras, grãos integrais, nozes, sementes; 

    Selênio – carnes, alho, frutos do mar; 

    Flavonoides – uva, cebola, vinho tinto. 

    A nossa alimentação merece cuidado todos os dias, em qualquer estação. Você pode começar agora e fortalecer seu organismo diariamente e, assim, chegar a uma qualidade de vida que lhe deixe longe de doenças. 

    Cuide de sua alimentação, seu corpo e sua saúde são bens preciosos!  

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.