• Voltar

    Saúde no ambiente de trabalho: como evitar doenças em organizações?

    Passamos a maior parte de nosso tempo no trabalho, por este motivo o ambiente deve ser tranquilo, onde possamos desempenhar nossas funções sem situações de estresse.  
     
    No entanto, quando estamos expostos ao estresse, por exemplo, nosso organismo sofre uma pressão e nos faz passar por problemas de saúde sejam eles físicos ou psicológicos, perturbando nosso equilíbrio.  
     
    Porém, algumas condições podem ajudar a diminuir as chances de que o colaborador desenvolva algumas doenças originadas pelo estresse em organizações. Reunimos aqui algumas informações importantes para a saúde no ambiente de trabalho. 
     
    O dia a dia dos profissionais  
     
    Não se pode negar que atualmente os profissionais vivem sob estresse diário, no entanto, não se pode deixar que o acúmulo da pressão emocional crie condições para a pessoa desenvolver danos ao corpo que podem ser irreversíveis.  
     
    Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a ansiedade e a depressão custam US$ 1 trilhão para a economia mundial no que diz respeito a produtividade em empresas.  
     
    Os principais fatores que podem desencadear problemas dentro do ambiente de trabalho são: 
     
    - Acúmulo de trabalho; 
    - Baixa remuneração; 
    - Ambiente tenso e de medo; 
    - Assédio psicológico; 
    - Desempenhar tarefas que não concorda; 
    - Critérios de promoção não condizentes com as tarefas desempenhadas;
    - Imposições sem consultar os colaboradores. 
     
    A vida precisa de equilíbrio, ainda mais quando passamos por situações inesperadas no dia a dia, quando não ocorre o equilíbrio, costumam aparecer alguns sintomas indesejáveis, entre eles podemos citar: 
     
    - Nervosismo; 
    - Ansiedade; 
    - Angústia; 
    - Momentos de depressão; 
    - Fadiga; 
    - Raiva; 
    - Desconforto no pescoço e ombros;
    - Irritabilidade. 
     
    No entanto, não é apenas o ambiente de trabalho que pode influenciar no estresse e que pode desencadear outras doenças. Atualmente, a rotina agitada também influência diretamente neste contexto de estresse diário.  
     
    Problemas familiares, agitação no trânsito para chegar ao trabalho e mudanças repentinas podem influenciar na saúde, com isso, para um diagnóstico diante de algum sintoma citados acima, o profissional médico levará em conta vários fatores de uma rotina, podendo ajudar a entender por qual processo a pessoa está passando e identificar várias causas diante de um apontamento de problema com o trabalho.  
     
    O que se pode melhorar no ambiente de trabalho? 
     
    Como o estresse é resultado da interação da pessoa com o mundo em que ela vive, é essencial investir em um ambiente tranquilo. 
     
    Algumas condições no ambiente de trabalho podem melhorar esta relação, abaixo listamos algumas delas que são importantes para um ambiente de trabalho mais tranquilo, vejamos: 
     
    - Comunicação eficiente entre os líderes e os liderados; 
    - Possibilidade de crescimento profissional; 
    - O local de trabalho adequado, sejam em forma arquitetônica, decoração, segurança, entre outras; 
    - Tenha prioridades na sua vida pessoal e profissional; 
    - Conheça seus limites; 
    - Faça exercícios de relaxamento, respiração e faça pausas para descanso. 
     
    Políticas de saúde mental estão sendo implementadas pelas empresas para assegurar que o colaborador desempenhe suas funções e saiba que pode contar com ajuda dentro e fora da organização.  
    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.