• Voltar

    Quais os benefícios do parto normal e da amamentação para os bebês?

    Estudos garantem que crianças precisam ter contato com microrganismos para ter uma vida mais saudável.

     

    Não é de hoje o debate sobre a importância das crianças estarem em contato com microrganismos já que, segundo estudos, isso pode definir a incidência ou não de algumas enfermidades durante toda a vida.

     

    Quais condições são essenciais para o bebê?

     

    Um estudo divulgado pelo The New York Times recentemente mostrou que muitos problemas que vem afetando crianças e adultos está ligado a dois fatores principais: a cesárea e a amamentação limitada.

     

    Ainda de acordo com o estudo, o microbioma, que é a população de micróbios do corpo humano, está sendo afetada. As consequências podem ser sentidas no organismo na medida em que são prejudicadas as funções de digestão de nutrientes, produção de vitaminas, combate de bactérias e produzir imunidade ao corpo. Essas alterações podem levar à condições graves de saúde. 

     

    Um estudo dinamarquês alerta sobre as doenças que podem afetar crianças que nascem por cesariana. Segundo a pesquisa, os bebês estão mais propensos a desenvolver, seja na infância ou na fase adulta, doenças como asma, leucemia, deficiências imunológicas, entre outras. O estudo analisou 2 milhões de crianças entre os anos de 1977 e 2012.

     

    Tais ocorrências se devem ao fato de que no parto normal os bebês entram em contato com os microrganismos da vagina e do intestino da mãe. Caso ocorra uma cesariana, a forma de expor os recém-nascidos aos microrganismos é através da amamentação, pois o leite materno contém bactérias benéficas para a criança.

     

    O parto normal, sempre que possível, e a amamentação são formas de proteger os pequenos por toda a vida, evitando desiquilíbrio no organismo e, consequentemente, doenças graves.

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.