• Voltar

    Volta às aulas: cuidados com a saúde de seu filho

    Com a volta às aulas, ocorrem algumas mudanças nos hábitos das crianças e dos adolescentes, assim como para os pais que também precisam se adequar a rotina.

     

    Reunimos alguns cuidados importantes que os pais precisam ter com seus filhos neste início de ano letivo para que o aprendizado seja saudável e produtivo. Acompanhe nossas dicas.

     

    Adequação de horários para dormir e acordar

     

    Nas férias, esses horários costumam ficar mais bagunçados, por isso quando o período de volta às aulas se aproxima, é importante ir adequando as noites de sono.

     

    Se nas férias, as crianças e adolescentes costumam dormir e acordar tarde, com o período escolar, eles precisam dormir cedo e respeitar o período de sono adequado a sua idade, que varia de 8 a 9 horas.

     

    Dormir bem é essencial para um bom aprendizado, se a criança chega com sono na escola, dificilmente estará tranquila e atenta durante as aulas. Por isso, os pais precisam estar atentos ao horário em que a criança ou adolescente vai para a cama.

     

    Cuidados com o peso dos materiais

     

    O recomendado é que a criança carregue na mochila apenas 10% de seu peso. Por isso, é importante estar atento ao quanto de material o aluno leva para a escola, evitando o que é desnecessário.

     

    Outro cuidado é com a regulação da mochila, que precisa estar acima da cintura para evitar problemas na coluna.

     

    A alimentação precisa ser balanceada

     

    Esta é uma dica que vale para todos, independentemente da idade ou ocupação. Destacamos aqui esta informação para os estudantes, pois eles se encontram em fase de crescimento e também de aprendizado, por isso precisam de uma alimentação que lhes dê energia para o dia a dia.

     

    Os pais e professores também precisam ficar atentos quanto à ingestão de água. É muito importante que as crianças e adolescentes evitem uma desidratação, que ocorre principalmente nas épocas mais quentes, o que pode trazer muitos problemas ao organismo.

     

    Estar com as vacinas em dia

     

    É muito importante estar com a carteira de vacinação em dia, pois a escola é um lugar com circulação de muitas pessoas, o que aumenta as chances de vírus, bactérias e causadores de outras doenças.

     

     

    Faça consultas de rotina para um Check-up

     

    Antes de iniciar o período letivo, é importante que os pais levem, principalmente as crianças menores de 10 anos, para consultas com um pediatra para avaliar como está a saúde e iniciar o ano novo com tudo em dia.

     

    Se achar necessário, consultas ao dentista, oftalmologista ou outro profissional podem ser realizadas, tudo isso contribui no aprendizado da criança e do adolescente.

     

    A presença dos pais é fundamental

     

    Contar com o apoio dos pais é fundamental para as crianças terem um aprendizado mais saudável na escola. Acompanhar as tarefas de casa, ir às reuniões escolares, tudo isso contribui para que os filhos se sintam seguros e incentivados a estudarem.

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.