• Voltar

    Você conhece a relação entre o estresse e a diabetes?

    O que causa o estresse?

     

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o estresse pode ser desencadeado por problemas físicos ou mentais. O estresse leva a maus hábitos alimentares, por exemplo, desencadeando outras doenças, como obesidade, que também interfere na diabetes. 

     

    Como os especialistas explicam o aparecimento da diabetes?

     

    A tendência à diabetes ocorre pois o organismo, quando sente a sensação de perigo, ocasionado pelo estresse, libera energia em forma de açúcar e gordura para as células reagirem. Quando a insulina não leva este açúcar para as células, ele concentra-se no sangue.

     

    De acordo com um estudo da revista médica Journal of Internal, os homens que diziam-se estressados apresentavam 2 vezes mais diabetes do que aqueles que não estressavam-se. Para as mulheres, não houve alteração. A pesquisa foi realizada com mais de 7 mil homens e mulheres por dois anos. Os dados foram apresentados em 2009.

     

    Algumas dicas para combater o estresse:

     

    - Resolva problemas com colegas de trabalho e familiares;

     

    - Faça atividades físicas prazerosas: caminhadas, danças, pratique um esporte que goste;

     

    - Relaxe: tire momentos do dia para esquecer dos problemas, meditação, por exemplo, pode contribuir para quem tem picos de estresse.

     

    Cuide de sua saúde, pois um problema, que pode parecer pequeno, pode desencadear diversos outros, até mesmo graves. Mude seus hábitos, sempre há tempo para ter uma vida melhor e mais saudável. 

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.