• Voltar

    Cuidados com a Saúde no Verão

    Com a chegada da estação mais quente do ano, aumentam as atividades realizadas ao ar livre, e aumentam também os riscos de queimaduras, câncer de pele e outros problemas relacionados à exposição solar. 
    Por isso, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde e aproveitar a vida da melhor maneira, nunca esquecendo a fotoproteção e uma alimentação equilibrada, por este motivo reunimos algumas dicas importantes para você. Confira!

     

    1.  Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;
     
    2.  Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;
     
    3.  Comer frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo;
     
    4.  Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10h e às 15h;
     
    5.  Uso do filtro solar, que deve ser aplicado diariamente e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e também para exposição mais longa ao sol. O ideal é aplicar o filtro solar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada duas horas.

     

    Além destes cuidados, ressaltamos que a combinação de sol, areia, praia, piscina e excesso de suor elevam o risco de algumas doenças de pele, sendo elas:

    Micoses: infecções causadas por fungos e que podem ocorrer na pele, unhas e cabelos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como calor, umidade e baixa imunidade, estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença. A melhor forma de evitá-las é manter hábitos de higiene, como secar-se bem após o banho, evitar andar descalço em pisos úmidos e usar somente o seu material para manicure.
     
    Brotoejas: pequenas bolinhas que surgem, especialmente em bebês, devido ao contato da pele com o suor, principalmente nas dobrinhas da própria pele ou das roupas. Podem ser bolhas transparentes com pouca coceira ou bolinhas avermelhadas que coçam bastante. Usar roupas leves e soltas e evitar locais muito abafados são maneiras de evitá-las.
      
    Manchas e sardas brancas: aparecem gradativamente com o tempo, principalmente nas áreas expostas da pele. As manchas senis ou melanoses solares, em geral, são escuras, de coloração entre castanho e marrom. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros.
     
    Já as sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar sobre áreas da pele expostas ao sol de forma prolongada e repetida ao longo da vida. A única maneira de evitá-las é o uso de proteção solar.
     
    Acne solar: provocada pela mistura da oleosidade aumentada da pele, sudorese, uso do filtro solar e da própria radiação solar. Recomenda-se lavar o rosto com um sabonete adequado para o tipo de pele e filtros solares próprios para pele oleosa.

     

    Cuide da sua saúde o ano todo, ela é um bem precioso!

     

     

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.