• Voltar

    Hipertensão: como prevenir e tratar a doença

    A hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”, é uma doença silenciosa que acomete a maioria da população mundial. Se não tratada, pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão, que podem levar à cegueira.
     
    A hipertensão merece cuidado, pois a doença pode levar a outras consequências graves, Por este motivo, visitas regulares ao médico são essenciais para identificar qualquer alteração.
     
    Como identificar a hipertensão?
     
    A maioria dos hipertensos não apresentam nenhum sintoma no início da doença.  A pessoa pode sentir dores de cabeça, cansaço, tontura e ter sangramentos pelo nariz. 
     
    Quando um indivíduo apresenta uma hipertensão arterial grave ou prolongada e não tratada, apresenta dores de cabeça, vômito, dispneia (dificuldade de respirar) ou falta de ar, agitação e visão borrada em decorrência de lesões que afetam o cérebro, os olhos, o coração e os rins.
     
    A única maneira de saber se a pressão está alta é aferi-la regularmente. 
     
    Como se mede? 
     
    A pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, levando o suprimento necessário aos demais órgãos. Ela é medida em milímetros de mercúrio, e com esta medida, são determinadas duas pressões:
     
    Máxima: Quando o coração se contrai, temos uma pressão máxima (sistólica)
     
    Mínima: Quando ele se dilata, temos uma pressão mínima (diastólica)
     
    A pressão arterial é transcrita com o valor da pressão sistólica seguido por uma barra e o valor da pressão diastólica. Por exemplo: 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), popularmente “doze por oito”.
     
    Valor ótimo de pressão arterial: <120 x 80 mmHg (12 por 8)
     
    Valor normal de pressão arterial: < 130/80 mmH (13 por 8)
     
    Prevenção e controle para quem já é Hipertenso
     
    Para tratar a hipertensão, medicamentos e novos hábitos de vida são necessários.
     
    Como a doença não tem cura, somente controle, algumas atitudes diárias podem ajudar você a se prevenir.
     
    Separamos aqui algumas que são importantes para a sua saúde, acompanhe.
     
    # Atividades físicas
     
    Manter um estilo de vida ativo é uma das principais recomendações para quem sofre com hipertensão arterial. E esta dica não é apenas uma recomendação para quem já convive com a doença, mas também para àqueles que têm probabilidade de desenvolver a doença, como obesos e filhos de hipertensos. 
     
    Essas atividades não precisam ser de alta intensidade para apresentar resultados significativos. Segundo recomendações da Sociedade Brasileira de Hipertensos, você pode incluir na sua rotina 30 minutos diários de 4 a 5 vezes por semana:
     
    - Caminhadas;
    - Ciclismo;
    - Natação;
    - Dança;
    - Corrida. 
     
    # Alimente-se bem
     
    Manter uma dieta é importante também para a sua pressão arterial. Consuma muitas frutas, vegetais e legumes, principalmente os ricos em potássio. Insira em sua alimentação: repolho, pepino, maçã, morango, uva, kiwi, abacate, beterraba, espinafre, tomate, leite de soja, entre outros alimentos ricos em potássio. 
     
    # Consuma menos sal
     
    A Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão recomendam a quantidade diária de sal de 5 gramas por dia. Quando aumentamos o consumo, aumentamos o volume de sangue em nossos vasos sanguíneos e, consequentemente, a pressão arterial, levando a doenças do coração. 
     
    # Manter o peso ideal
     
    Esta é uma recomendação essencial para quem quer viver com saúde, pois o excesso de peso é muito prejudicial, levando a problemas cardiovasculares, colesterol, diabetes e a hipertensão, entre outras doenças. 
     
    # Evite cigarro e bebidas
     
    Muitas doenças podem ser agravadas com o consumo de bebidas e cigarros, no último caso, até os fumantes passivos, ou seja, aqueles que inalam a fumaça, podem ser prejudicados. 
     
    # Não se estresse
     
    As sobrecargas físicas e emocionais desencadeiam o estresse como um aviso ao corpo de que algo não vai bem. Se essa rotina continuar, hipertensão e doenças do coração podem surgir. 
     
    # Faça visitas regulares ao médico e confira a pressão
     
    Cheque a sua pressão arterial, pois assim será possível identificar se há alguma alteração. 
     
    Com seu médico, faça a avaliação correta para que o tratamento seja eficaz, com a medicação adequada para cada caso.
     
    Cuide de sua saúde e adote hábitos saudáveis!
    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.