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    Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

    A retenção de líquido não tem apenas a ver com uma questão de satisfação ou não com o corpo, ela vai muito além, pois pode levar a problemas de saúde mais graves. 

    Mas, você sabe quais são os motivos da retenção de líquido e como se livrar dela? Então aproveite, pois preparamos um texto para ajudá-lo a entender mais sobre o assunto. 

    O que causa a retenção de líquido?
     
    Aquele edema excessivo no corpo que nos causa tanto incômodo acontece quando o corpo retém mais líquido do que o necessário, que pode ocorrer por diversos fatores. A retenção pode ocorrer nos tecidos, cavidades ou sistema circulatório. 

    Mulheres grávidas ou no período pré-menstrual pode apresentar edema, assim, como pessoas que passam por um longo período sentados ou deitados, por exemplo, durante viagens. 

    No entanto, nem sempre o edema é ocasionado pelos fatores ditos acima, às vezes, ele pode indicar problemas cardíacos e renais, por isso, é importante realizar uma consulta para entender o real motivo desta alteração. 

    O que fazer para diminuir o edema?

    Alguns hábitos podem ser adotados para diminuir a retenção de líquidos, quer saber quais são eles? Acompanhe.

    1. Potássio, magnésio e vitamina B6

    Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. O magnésio pode ser encontrado em grãos, nozes, vegetais verdes e chocolate. A vitamina B6 pode ser encontrada em banana, batata e carne, ajudam na produção de glóbulos vermelhos e, para as mulheres, aliviam a retenção de líquidos no período menstrual. 

    O potássio ajuda na produção de urina e diminui os níveis de sódio, sendo encontrado também na banana, além de abacate e tomate. 

    2. Beba água 

    Retenção de líquido pode prejudicar o funcionamento dos rins, foi o que identificou uma pesquisa da Universidade de Maryland Medical Center, por isso, beber 2 litros de água é essencial, pois os rins precisam filtrar sais, resíduos e líquidos do sangue, caso isso não ocorra, todo o nosso organismo é prejudicado. 

    3. Evite alimentos ricos em sódio 

    Ele é um dos grandes vilões da retenção de líquido, pois quando ele entra no organismo, carrega consigo água. Dessa forma, quando consumimos alimentos industrializados, enlatados e comida rica em sódio, retemos mais líquido.

    No entanto, precisamos consumir o sódio, pois ele em pequenas quantidades contribui na circulação sanguínea e funcionamento dos músculos.  

    4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas

    Bebida alcoólica, sucos industrializados (líquido e em pó) e refrigerante também são grandes causadores de retenção de líquido, prefira bebidas naturais e, claro, água. 

    5. Esticar as pernas para cima 

    Principalmente para o desconforto causado nas pernas, o ideal é deixá-las para cima, apoiadas em um travesseiro, ou algo que as deixe elevadas, ou até mesmo na parede. Esse procedimento ajuda a diminuir o edema e 5 minutos já são suficientes para sentir uma melhora. 

    6. Procure orientação médica

    Mesmo com estas dicas, se você ainda tiver problemas de edema, procure orientação médica, pois pode indicar problemas graves de saúde que precisam de tratamento. Não descuide de sua saúde, fique atento aos sinais de seu corpo. 

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