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    Dia Mundial da Saúde: como ter mais qualidade de vida

    Cuidados com a saúde nunca é demais, sempre precisamos estar atentos e buscarmos a prevenção para a nossa vida ser saudável e ter qualidade, já que é isso que todos nós buscamos. 

    No dia 07 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde, um momento para repensarmos nossos atos e darmos um pontapé inicial nas mudanças de nossos hábitos de vida.

    Nunca é demais reforçar alguns hábitos, que parecem simples, mas muitas pessoas não levam a sério e acabam prejudicando a sua saúde, que poderiam ser facilmente prevenidos. 

    E que tal começarmos agora mesmo? Para te ajudar, reunimos oito dicas que poderão te ajudar nesta tarefa, confira.

    1. Exames de rotina para homens e mulheres 
    A partir de certa idade, homens e mulheres têm seus exames de rotina para realizarem. É muito importante estar atento a eles, pois são essenciais para prevenirem doenças que ainda matam muitas pessoas no mundo todo.  

    As mulheres, devem realizar exames de mamografia e Papanicolau para detectar possíveis casos de câncer de mama e colo do útero. Para os homens, o exame para detecção do câncer de próstata é indicado também a partir dos 40 anos.

    2. Caderneta de vacinação 
    Principalmente as crianças possuem uma caderneta de vacinação que requerem muitas doses e reforços para as protegerem de inúmeras doenças. Na fase adulta, algumas vacinas requerem doses a mais, como a do tétano.

    3. Exames de rotina
    Fazer Check-ups é importante em qualquer fase da vida. Exames de sangue, aferição da pressão arterial e funcionamento do sistema cardiovascular devem ser realizados uma vez ao ano para garantir o bom funcionamento do organismo e o tratamento precoce, se assim for necessário. 

    4. Preste atenção aos sintomas do corpo
    Se algo não vai bem, o nosso corpo emite sinais. Sonolência, dores de cabeça e fraqueza podem ser sinais de algo grave, apesar de parecerem comuns, eles podem indicar infecções e outros problemas sérios de saúde. Fique atento ao seu corpo.

    5. Busque a mente saudável 
    Não basta somente cuidar do corpo pensando na forma física, é preciso cuidar da mente também. Leve uma vida o mais tranquila possível, longe de estresse e garantindo dias de descanso e de lazer. Sem esquecer de praticar atividades físicas que são determinantes para uma vida mais ativa e que ajudam a renovar as energias. 

    6. Cuide de sua alimentação
    Tenha uma alimentação saudável, rica em nutrientes que o seu corpo precisa. Procure alimentar-se de forma equilibrada, com muitas verduras, frutas e evitar ao máximo alimentos industrializados. Combine com isso a ingestão de 2 litros de água por dia. 

    7. Evite hábitos nocivos 
    Fumar e bebidas alcoólicas estão entre os hábitos nocivos mais comuns entre as pessoas e que trazem muitos problemas para a saúde. Podem acarretar problemas físicos, mentais e de convivência, por isso, sempre está em tempo para largar estes hábitos e cultivar só os que lhe trarão bem-estar.  

    8. Viva ao lado de quem você ama
    Nossa família e amigos são determinantes para uma vida melhor. Passe momentos especiais ao lado de quem você ama, curta a vida e seja muito feliz. Com certeza, nossa saúde agradecerá.

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