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    Cuidados com a saúde do seu cérebro

    É inevitável, todos nós vamos perdendo a capacidade de memorização com o passar dos anos. Estudos mostram que a partir dos 35 anos já começam a aparecer os primeiros sinais. 

     

    Para te ajudar a manter seu cérebro ativo e saudável, reunimos algumas táticas para você cuidar da sua saúde física e mental que irão refletir em um cérebro menos propenso ao esquecimento e mais ativo mesmo com a idade.

     

    1. Mantenha o cérebro ativo!

    Para o nosso cérebro se tornar mais ágil e se adaptar às mudanças, mantê-lo ativo e estimulado é essencial. Palavras cruzadas, jogo de xadrez são atividades que estimulam o cérebro, sempre é bom ir alternando e descobrindo novas, para que o nosso amigo esteja sempre aprendendo e não caia na rotina. 

     

    2. Faça exercícios

    Mantenha seu corpo em movimento. Uma vida sedentária é prejudicial à saúde em vários sentidos, e para o cérebro, não é diferente. Fazer atividades leves e sentir-se bem fazendo isso, é muito bom para o nosso cérebro, essa é mais uma maneira de mantê-lo ativo. 

     

    3. Tenha boas noites de sono

    Não dispense uma boa noite de sono. Seu corpo precisa do descanso para se recuperar e repor as energias, seu cérebro também. O indicado são oito horas diárias para adultos, pois nesse momento o nosso cérebro memoriza o que foi aprendido durante o dia e armazena no hipocampo, lugar de onde elas são resgatadas quando necessário. 

     

    4. Faça coisas prazerosas

    Preserve um tempo de seu dia ou da sua semana para atividades de descanso e diversão. Privar-se de momentos assim pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde. 

    Reserve momentos com sua família e amigos, leia livros, momentos de lazer são importantes para o cérebro, que precisa dos momentos de ócio para consolidar a memória.

     

    5. Esteja sempre aprendendo coisas novas

    Como já vimos anteriormente, é importante manter o cérebro ativo, e uma dessas formas é estar se desafiando a aprender coisas novas todos os dias. O nosso cérebro precisa disso, pois novas conexões de neurônios são formadas quando aprendemos algo diferente, isso faz com que ele esteja sempre ativo na busca por processar novas informações.

     

    6. Alimente-se bem 

    A alimentação é essencial para nossa saúde e, quando ela é equilibrada, traz muitos benefícios para nosso cérebro também. Alguns alimentos que devem ser incluídos na nossa alimentação para o nosso cérebro envelhecer com mais saúde são grãos, legumes, verduras, azeite e o peixe, principal responsável pela ingestão do ômega 3, a gordura do bem que é muito amiga do nosso cérebro. 

    Não esqueça também de ingerir 2 litros de água diariamente!

     

    7. Faça Check-ups

    Regularmente, faça exames para saber como está a sua saúde. Algumas doenças não apresentam nenhum sintoma e somente são identificados por meio de exames. 

    Os principais exames a serem feitos são referentes aos níveis de colesterol, glicose e a pressão arterial. O ideal é começar com exames de rotina que seu médico indicar e, se ele achar necessário, outros podem ser pedidos, de acordo com o que precisa ser investigado. 

     

    Cuide de sua saúde! Todos nós passaremos pelo processo de envelhecimento, porém medidas como as que vimos podem contribuir para um processo mais saudável. Mantenha sua mente ativa e seu corpo forte e sadio.

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