• Voltar

    Exercícios físicos ajudam a combater a depressão

    Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde, e um deles é ajudar a combater a depressão. Foi o que pesquisadores do Centro Médico UT Southwestern, nos Estados Unidos, comprovaram.

     

    Uma pessoa com depressão perde a vontade de fazer qualquer atividade do dia a dia. Então, uma atividade física pode contribuir para que pessoas deprimidas voltem a ter energia e melhorem seu humor.

     

    A prática de exercícios pode colaborar na melhora dos pacientes quando feita paralelamente à medicação. Exercícios leves a moderados, com acompanhamento de profissional, garantem uma melhora significativa quando realizados de acordo com cada paciente.

     

    As alterações no corpo são muitas com a prática de exercícios. O sistema cardiovascular melhora, há alterações fisiológicas e hormonais, além de alterações endócrinas no cérebro, liberação de endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e satisfação. Todas essas mudanças contribuem para alterações positivas no humor, e esses sinais já podem ser sentidos no primeiro dia de atividade, mesmo que sejam leves.

     

    Os exercícios são também uma distração para o paciente, um ambiente de socialização, onde podem se tornar mais confiantes e ativos na sociedade. Por isso, esta prática pode garantir a aceitação de uma pessoa, que sente-se excluída da sociedade e que, por causa deste sentimento, tem pensamentos negativos e destruidores. Os exercícios combatem a ansiedade e ajudam os pacientes com depressão a se reintegrarem na sociedade. 

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.