• Voltar

    Por que escolher alimentos in natura em vez de alimentos processados?

    Por inúmeros motivos, acabamos ingerindo muitos alimentos processados e ultraprocessados na correria do dia a dia. No entanto, esses alimentos devem ser consumidos em baixíssimas quantidades e até mesmo evitados.

     

    Os alimentos processados possuem quantidades exageradas de sal, açúcar, óleos e vinagres para a sua conservação por mais tempo, enquanto os alimentos ultraprocessados possuem, além das substâncias presentes nos processados, proteínas de soja, extratos de carne e elementos sintetizados em laboratório, até mesmo de fontes como petróleo e carvão.

     

    Por isso, é importante evitar o consumo de alimentos em salmouras ou em açúcares, principalmente, além de salgadinhos, bolachas recheadas e macarrão instantâneo. Esses alimentos possuem alterações em sua base nutricional, o que acarreta problemas de saúde, pois esses alimentos processados possuem poucos nutrientes e, por outro lado, são ricos em gorduras ruins, conservantes, corantes, açúcar e sal.

     

    Quais os problemas que alimentos processados causam em nosso organismo?

     

    Os problemas são muitos, aqui listamos alguns que podem lhe acometer se consumir este tipo de alimento em excesso:

    - obesidade, devido ao acúmulo de gordura;

    - problemas nos ossos, como a osteoporose, devido a aditivos que aumentam a cor e o sabor dos processados;

    - dificuldades na digestão, o que leva ao desiquilíbrio do ecossistema interno, permitindo infecções;

    - problemas na flora intestinal, principalmente pela presença de organismos modificados em laboratório.

     

    Esses e outros problemas contribuem para o desiquilíbrio do seu organismo, propiciando o aparecimento de diversas doenças.

     

    Consuma alimentos in natura!

     

    O consumo de alimentos in natura ou minimamente processados é o mais adequado para a garantia de uma boa alimentação, rica e balanceada, que proporciona uma vida saudável e de qualidade. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, defende o consumo de alimentos in natura, pela preocupação levantada pelo aumento exagerado do consumo de alimentos processados.

     

    Por esses motivos, prefira alimentos com as mínimas alterações possíveis, garantindo a ingestão de vitaminas e nutrientes necessários para a sua saúde. Consuma alimentos saudáveis e garanta mais qualidade de vida.

    Voltar
 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.