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    Como manter a hidratação no inverno

    Na estação mais fria do ano é muito comum não sentirmos tanta sede quanto no verão, no entanto, a ingestão de líquidos é fundamental no inverno tanto quanto é nas estações mais quentes. 

    A boa hidratação no inverno contribui até mesmo para evitar doenças típicas da estação, como gripes e resfriados. Além de ajudar a manter a hidratação do corpo, que perde muito com a baixa umidade do ar.

    A falta de água prejudica todo o funcionamento do organismo e os órgãos mais afetados são os rins, que ficam sobrecarregados por não conseguirem eliminar as toxinas do corpo. 

    Além da água, bebidas quentes também podem contribuir para evitar a desidratação do organismo, como chás, sopas e outras bebidas quentes. Porém, a ingestão de água não pode ser substituída totalmente pelas demais bebidas. Alguns alimentos também ajudam a hidratar o corpo, como frutas, legumes e verduras.

    A recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, é de que uma pessoa adulta beba dois litros de água por dia. Para criar o hábito de ingerir água, tenha consigo sempre uma garrafinha, para que durante o dia você lembre-se de se hidratar.

    Lembre-se de que a água é fundamental para manter o organismo em pleno funcionamento e lhe protege de doenças, e não pode ser dispensada em nenhuma estação do ano. 

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