• Voltar

    Exercícios físicos ajudam a combater a depressão

    Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para a saúde, e um deles é ajudar a combater a depressão. Foi o que pesquisadores do Centro Médico UT Southwestern, nos Estados Unidos, comprovaram.   Uma pessoa com depressão perde a vontade de fazer qualquer atividade do dia a dia. Então, uma atividade física pode contribuir para que pessoas deprimidas voltem a ter…

  • Voltar

    Alimentos que ajudam a dar saciedade

    Para ter um efeito imediato de saciedade, muitas pessoas acabam fazendo uso de cápsulas que prometem inibir a fome e, consequentemente, diminuir medidas. No entanto, alguns alimentos naturais são capazes de produzir efeitos semelhantes e são bem mais saudáveis. Por isso, elencamos dez alimentos que podem lhe ajudar a controlar a fome, vamos ver quais são:   LINHAÇA: ela é…

  • Voltar

    Conheça os problemas causados pelo consumo excessivo de refrigerantes

    Consumir refrigerante diariamente pode trazer muitos problemas a sua saúde e é uma das bebidas que impede a vida saudável. Por isso, é importante reduzir ou eliminar de vez a ingestão desta bebida.   Uma lata de refrigerante chega a conter 10 colheres de açúcar, além de concentrar sódio, cafeína e aditivos químicos altamente prejudiciais ao nosso organismo. A bebida…

  • Voltar

    Conheça a importância de incluir cereais em sua alimentação

    O arroz é o cereal mais consumido no prato dos brasileiros., no entanto, temos muitos outros representantes deste grupo. Por isso, trouxemos um pouco sobre a importância de inseri-los na alimentação diária. O grande erro do consumo dos mesmos está em processá-los, pois a maioria dos nutrientes da parte externa dos grãos é perdida ao se fazer o processo de…

  • Voltar

    Conheça os nutrientes amigos dos seus olhos

    Todos nós nos preocupamos muito com a saúde, e não podemos descuidar de nenhum detalhe. A saúde de nossos olhos deve ter cuidados especiais, começando pela alimentação. Por isso, separamos alguns nutrientes que fazem bem aos seus olhos. Zinco: contribui para a imunidade e pode ser encontrado no feijão, carne vermelha, abacate, ameixa, banana, grão-de-bico. Vitamina A: presente na cenoura,…

  • Voltar

    Por que escolher alimentos in natura em vez de alimentos processados?

    Por inúmeros motivos, acabamos ingerindo muitos alimentos processados e ultraprocessados na correria do dia a dia. No entanto, esses alimentos devem ser consumidos em baixíssimas quantidades e até mesmo evitados.   Os alimentos processados possuem quantidades exageradas de sal, açúcar, óleos e vinagres para a sua conservação por mais tempo, enquanto os alimentos ultraprocessados possuem, além das substâncias presentes nos…

  • Voltar

    Como manter a hidratação no inverno

    Na estação mais fria do ano é muito comum não sentirmos tanta sede quanto no verão, no entanto, a ingestão de líquidos é fundamental no inverno tanto quanto é nas estações mais quentes.  A boa hidratação no inverno contribui até mesmo para evitar doenças típicas da estação, como gripes e resfriados. Além de ajudar a manter a hidratação do corpo,…

  • Voltar

    Alimentação colorida e saudável!

    Quanto mais colorido o seu prato, melhor.     Os alimentos são divididos em cores e cada uma apresenta uma composição de vitaminas, minerais e substâncias.   Cada cor é relacionada com um nutriente, ou seja, quanto mais colorido maior será a quantidade denutrientes consumidos. A alimentação saudável inclui equilíbrio, variedade e moderação. Podemos citar como exemplos a cenoura, abóbora, mamão,…

  • Voltar

    Ambientes úmidos causam rinite alérgica

    Frio com tempo seco é a combinação do inverno. Mas há locais onde o tempo é muito úmido, condição que pode ser desencadeadora de graves alergias.  Vários estudos científicos relacionam a maior chance de desenvolvimento de alergias em pacientes que vivem em ambientes úmidos, os quais contribuem para o desenvolvimento de ácaros e fungos, principais desencadeantes de crises de rinite…

  • Voltar

    Prática de exercícios ajuda a sobreviver a um infarto

    Trata-se de uma recomendação da ciência: a atividade física, além de reduzir o risco de um ataque cardíaco, aumenta a chance de sobrevida após a ocorrência do infarto.   Cerca de 2.000 pacientes participaram da pesquisa, que foi feita por pesquisadores do Sistema de Saúde Henry Ford, em Detroit, e da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, ambos nos Estados Unidos.…

  • Voltar

    Cuidados com a saúde no inverno

    O clima seco e mudanças bruscas de temperatura colaboram para que enfermidades como gripes, resfriados, amidalite e dor de ouvido se espalhem rapidamente. Porém, para algumas pessoas, além desses vilões, é preciso enfrentar outras manifestações que se agravam durante o inverno. É o caso da asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite. Segundo o médico pneumologista Mauro Gomes, a hipersensibilidade do…

  • Voltar

    Prática de exercícios ajuda a sobreviver a um infarto

    Trata-se de uma recomendação da ciência: a atividade física, além de reduzir o risco de um ataque cardíaco, aumenta a chance de sobrevida após a ocorrência do infarto.   Cerca de 2.000 pacientes participaram da pesquisa, que foi feita por pesquisadores do Sistema de Saúde Henry Ford, em Detroit, e da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, ambos nos Estados Unidos.…

  • Voltar

    Mitos e verdades sobre a caspa

    Primeiramente, vamos a uma definição: o que é caspa? A dermatite seborreica, também conhecida como caspa, é uma inflamação do couro cabeludo, provocada pela alteração da velocidade de troca dessas células. Diariamente, as células do couro cabeludo são renovadas, mas o aumento dessa renovação pode irritar o couro cabeludo. Isso acaba formando aqueles "flocos brancos", que caracterizam a caspa.  …

  • Voltar

    Como manter a casa segura para os idosos

    A chegada na terceira idade é marcada por muitas mudanças. Elas aparecem no corpo, na forma de realização das tarefas e no desempenho cognitivo dos idosos.   Essa perda de habilidade com algumas funções, movimentos e atividades diárias pode ser perigosa, especialmente quando o idoso não se dá conta de que não pode mais fazer as mesmas coisas ou ter…

  • Voltar

    Alguns cuidados para evitar dores e inchaços causados pelas varizes

    Quem sofre com dores nas pernas causadas por varizes sabe o quanto é bom fazer uma caminhada, para estimular a circulação sanguínea nos membros inferiores, ou chegar em casa e colocar as pernas para o alto.   De todo modo, quem necessita ficar em pé ou sentado por longos períodos pode acabar verificando a ocorrência dessas tão indesejadas varizes, que…

  • Voltar

    Entendendo o refluxo: sintomas e como evitar

    Quem tem refluxo sabe o desconforto causado por essa doença. Essa sensação de queimação é resultante de um retorno anormal do conteúdo estomacal, que é naturalmente ácido, para o esôfago.   Os sintomas mais comuns de quem tem refluxo são:   - Sensação de que o alimento ficou preso na garganta ou no peito; - Náuseas durante ou após as…

  • Voltar

    Nozes ajudam a reduzir colesterol

    Quando fizemos nossos exames de rotina, sempre nos chama a atenção (e nos preocupa) quando estamos com os níveis de colesterol alterados, não é mesmo?   Pois saiba que devemos sim nos preocupar com isso, afinal, quando em excesso, o colesterol se acumula nas artérias e veias e acaba provocando um aumento de pressão, o que prejudica a atividade cardíaca.…

  • Voltar

    Café da manhã previne doenças cardíacas.

    De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos, o ataque cardíaco e o derrame estão entre os problemas possíveis de serem evitados com o café da manhã. De acordo com o estudo, ignorar essa refeição faz com que as pessoas "belisquem" alimentos em outros momentos do dia, especialmente à noite, o que não é nada bom. Além disso,…

  • Voltar

    Alimentos ajudam a prevenir Alzheimer e perda de memória

    Um estudo recente, realizado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade Rush, nos Estados Unidos e publicado recentemente no periódico científico Journal of the American Medical Association (Jama), revelou que o consumo peixes e frutos do mar protegem o cérebro e contribuem na prevenção do Alzheimer. A análise foi feita com base em dados e informações de 300 pessoas que…

  • Voltar

    10 dicas para melhorar a sua qualidade de vida

    Você sabia que doenças associadas ao estilo de vida matam mais do que acidentes de trânsito e violência? Esse é um dado do Ministério da Saúde, que relaciona essas mortes com casos de infartos, derrames, diabetes, hipertensão e até mesmo alguns casos de cânceres. Tudo isso estaria ligado, de alguma forma, ao estilo de vida que levamos.  Muitas vezes você…

  • Voltar

    Saiba como deixar seu corpo sempre hidratado nesse verão

    No verão não tem jeito: as temperaturas externas aumentam e as perdas de água pelo organismo também. Por isso, os cuidados com a hidratação do corpo tornam-se ainda maiores. Para evitar a desidratação, uma alimentação adequada e balanceada e a ingestão de líquidos são fundamentais. Você já parou para imaginar que seu cansaço ou aquelas dores de cabeça podem estar…

  • Voltar

    Benefícios do café da manhã

    Com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas "pulam" o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, sem se preocupar com a qualidade e quantidade do que está ingerindo. A maioria das pessoas não da à primeira refeição do dia, a importância que ela merece.  O café da manha é super importante e faz com que o nosso…

  • Voltar

    Cigarro aumenta o risco de doenças como Alzheimer

    Todos conhecemos a relação entre fumar cigarro e o aumento do risco para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, como o AVC. Entretanto, o cigarro também tem uma relação com doenças neurodegenerativas, menos conhecida, que discutiremos abaixo. Primeiro, sabemos que o envelhecimento é o principal fator de risco não modificável para doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Quando analisamos Alzheimer, entretanto, além…

  • Voltar

    Dicas para evitar as lesões no esporte

    É certo que quem pratica esportes está sujeito a se lesionar. Mas com um bom preparo físico e alguns cuidados essenciais, é possível reduzir as chances de lesão, independente do nível de desempenho da atividade. Dicas paara evitar lesões na prática de esportes:  - Consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física  - Sempre passe por avaliação física prévia, para obter…

  • Voltar

    Má postura no trabalho é vilã para as costas

    Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com que mais pessoas priorizem os prazos e deixem a saúde de lado. Segundo pesquisa de Jacob Veerman, da Universidade de Queensland, na Alemanha, a cada hora que um adulto com mais de 25 anos permanece sentado, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos. Além deste agravante, a má postura é…

  • Voltar

    Leite materno: sinônimo de bebês bem alimentados

    Autoridades de Saúde estimulam mães a amamentarem os seus filhos até os dois anos de idade ou mais. No lugar das chupetas e mamadeiras, entra em cena o leite materno. Amamentar no peito significa proteger a saúde do bebê de doenças como diarreias, distúrbios respiratórios, otites e infecções urinárias.  Somado a isso, um estudo da Organização Mundial da Saúde mostra…

  • Voltar

    Dicas para Correr no Inverno Sem Prejudicar a Saúde

    Muitas pessoas evitam totalmente o frio exercitando-se em ambientes fechados durante o inverno, porém, aquelas que decidem continuar com o exercício ao ar livre, desde que bem agasalhadas, não costumam correr um grande risco, pois o exercício faz com que o corpo gere grandes quantidades de calor. A sensação subjetiva de fadiga diminui durante a prática de atividades esportivas em temperaturas baixas,…

  • Voltar

    13 dicas para manter a forma física (e mental) no trabalho.

    Vá de tênis Independente do dress code da empresa, lugar de sapato é na bolsa ou na gaveta. Pelo menos, no percurso até o trabalho, aconselham os especialistas. No lugar? Tênis e disposição para caminhar. Sim. Isso mesmo. Se você vai de carro e a empresa não possui estacionamento próprio, deixe seu carro há algumas quadras da companhia. Se o…

  • Voltar

    Exame de retina mostra reação do cérebro ao chocolate

    Quando você dá um chocolate para uma criança, consegue ver um pequeno brilho em seus olhos? Talvez seja apenas um olhar de gratidão, mas a verdade é que pode ser uma dose de dopamina flutuando em suas retinas. É isso o que defende um novo estudo, publicado no jornal Obesity e divulgado pelo site Popsci, que propõe um exame nos olhos…

  • Voltar

    Importância da alimentação adequada para o desempenho do atleta

    Atualmente o praticante de atividade física procura, conjuntamente com a melhora de sua capacidade física, um incremento em sua massa corporal, reduzindo tecido adiposo e melhorando a massa muscular e com isso obtendo uma melhor performance. O conhecimento dos alimentos energéticos e dos construtores é fundamental e a orientação nutricional acompanha o paciente por um longo prazo, orientando quais os…

  • Voltar

    Bebidas energéticas naturais

    Todas as pessoas tem várias atividades no seu dia a dia, atividades como estudo, trabalho, esporte, reuniões de família, hobbies, cuidar de crianças, e com isso chega um momento em que nosso corpo já não tem mais energia para realizar tantas tarefas e você acaba ficando esgoado. E para contornar esse problema você pode recorrer à bebidas energéticos naturais.   Suco…

  • Voltar

    Pressão baixa também pode ser um indício de que algo não vai bem

    Quase sempre que falamos em pressão arterial, a maior preocupação é baixá-la. A hipertensão é uma epidemia e quando passa algo na TV a respeito, o assunto é sobre métodos de como baixá-la. Mas, e se a pessoa tiver pressão baixa? Pressão baixa também é um problema sério. E hoje, pensando nessas pessoas, vou dar dicas de como aumentar a…

  • Voltar

    Dicas de esportes para perder calorias

    O exercício mais básico é também o melhor para perder calorias: A corrida queima cerca de 20 calorias por minuto praticado. Se você passar uma hora por dia na esteira vai queimar aproximadamente 600 calorias (considerando que você não vai passar uma hora seguida correndo mas terá intervalos nos quais andará com uma velocidade menor). Em segundo lugar temos outro…

  • Voltar

    Dez passos para uma alimentação saudável

    Dez passos para uma alimentação saudável. São eles: • Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde. • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das…

  • Voltar

    Uso correto de EPI

    Quando se fala em proteção do trabalhador, não são só os fatores referentes aos equipamentos de proteção individual que devem ser levados em conta. Toda empresa deve, primeiro, optar por medidas de engenharia e que visem a coletividade, para diminuir os riscos de acidentes no trabalho, implementando medidas de ordem geral, que possibilitem um trabalho seguro, para, depois, voltarem suas…

  • Voltar

    Tenha uma alimentação saudável

    - Um copo de suco de laranja Reduz 30% o risco de câncer de pulmão. Tomando um copo diariamente, ajuda a aumentar o ferro e repor a vitamina C. - Pão integral x pão branco O pão integral tem 4x mais fibra, 3x mais zinco e quase 2x mais ferro que o pão branco. - Adotar a regra dos 80%…

  • Voltar

    Exercite sua mente e seu corpo

    - Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4x por semana, diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%. - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória Faça testes, quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma…  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante…

  • Voltar

    Nutrição

    - Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. - Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia. - Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente. - Não belisque entre as refeições. - Deixe na gaveta do escritório…

  • Voltar

    Educação

    - Evite discutir os problemas enquanto estiver com raiva, porque nesses momentos podemos dizer coisas inadequadas, podendo magoar as pessoas, tanto quanto nos magoariam se fossem dirigidas a nós. - Essas palavras têm que fazer parte do seu vocabulário: por favor, obrigado, por gentileza, com licença, desculpe... - Sempre tente conversar com as crianças, mantendo abertos os canais de comunicação.…

  • Voltar

    Movimente-se

    - Você não precisa ir à academia! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde! - Antes de iniciar um programa de atividades físicas, procure um médico para uma avaliação, principalmente da capacidade cardiorrespiratória. - Procure fazer uma refeição leve antes de iniciar qualquer atividade física. Dê preferência para frutas…

  • Voltar

    Trabalho

    - Coloque na sua cabeça que o mau-humor e o baixo-astral só prejudicam a você mesmo. - Evite culpar as outras pessoas, assuma a responsabilidade de seus erros, ou falhas. - Anote as situações que lhe deixam muito bravo, e “de cabeça fria” analise se você não está sendo exagerado. - Diga aos colegas para lhe avisarem caso você exagere no…

  • Voltar

    Estresse

    - O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado uma epidemia global. - Identifique os fatores estressantes - O primeiro passo é reconhecer e entender aquilo ou as pessoas que tiram você do sério, assim você poderá procurar formas de lidar melhor com estas situações ou simplesmente evitá-las. - Elimine os compromissos desnecessários - Nossa vida…

  • Voltar

    Hipertensão

    - Pressão alta A hipertensão é a elevação dos níveis da pressão arterial, valores maiores que 140x90 mmHg. - Combata a pressão alta No Brasil, 65% do total de mortes na faixa etária de 30 a 60 anos de idade, são causadas por alguma doença cardiovascular, que complica os vasos do coração cérebro e rins. Conheça alguns sinais de hipertensão:…

  • Voltar

    Doenças e cuidados

    - Cigarro O tabagismo é responsável por 30% das mortes de pacientes oncológicos e um ponto desencadeante de diversas outras doenças.  - Próstata É aconselhável que homens entre 50 a 70 anos, durante uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer de próstata. - Diabetes É o aumento da taxa de glicose no sangue, ou seja, o…

  • Voltar

    Higiene

    - Limpar sua escova de dente e trocá-la regularmente As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos 4x na semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas. - Use fio dental Sua utilização pode acrescentar 6 anos a sua idade…

  • Voltar

    Para você mamãe

    - Cuidados na gestação Cuide da sua alimentação, ela precisa ser rica em cálcio, fósforo, vitamina B (ácido fólico), proteínas, água, ferro, vitaminas A, C, D e E. - Alimentação Alguns alimentos para uma boa alimentação: leite (preferencialmente o desnatado), couve, peixe, hortaliças de cor verde escura, aveia, arroz integral, castanhas, frutas em geral, ovo cozido, brócolis, quiabo, iogurte natural,…

  • Voltar

    Para seu lazer e bem-estar

    - Ter um animal de estimação As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.  - Sol Evite exposições prolongadas ao sol, entre 10 horas e 16 horas, e use sempre proteção adequada…

 

Unidades

Encontre uma unidade próxima de você

 

Índice: Mapa de Localização.